INFRAESTRUTURA

ÓLEO E GÁS

PLATAFORMAS OFFSHORE

É a perfuração de poços no leito do oceano para a extração de petróleo e gás natural, processando uma grande estrutura usada na perfuração em alto mar para abrigar trabalhadores e as máquinas necessárias para os fluidos extraídos e levando os produtos de navio, até a costa. Dependendo das circunstâncias, a plataforma pode ser fixada ao solo marinho, pode consistir de uma ilha artificial ou pode flutuar.

PLATAFORMAS ONSHORE

É a exploração petrolífera em terra. O seu funcionamento e montagem é bastante mais simples do que as plataformas existentes no mar (chamadas de plataformas offshore) devido às condições em terra serem bastante mais favoráveis.

OLEODUTOS E GASODUTOS

É um sistema de canalização que serve para transportar petróleo até as refinarias ou portos marítimos. No caso do transporte de gás, o procedimento empregado é o gasoduto.

INSTALAÇÕES PETROLÍFERAS

São constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação sob estruturas chamadas jaquetas, presas com estacas cravadas no fundo do mar, recebem todos os equipamentos de perfuração, estocagem de materiais, alojamento de pessoal e todas as instalações para a produção dos poços. Não tem capacidade de estocagem de petróleo e gás, sendo transportado para a terra através de oleodutos e gasodutos.

INSTALAÇÕES PETROQUÍMICAS

É a atividade industrial de produção de derivados de petróleo a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação. A indústria de plástico, chamada de indústria da 3ª geração, é uma indústria petroquímica pois recorre ao petróleo e seus gases para fabrico de produtos.

MINERAÇÃO

É as atividades que abrangem os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podemos incluir a exploração de petróleo e gás natural e até de água. Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos.

ENERGIA

A energia hidrelétrica é a que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de rios de níveis naturais, queda d'água naturais ou artificiais. Energia térmica está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema, e corresponde à soma das energias cinéticas microscópicas que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. A energia potencial nuclear é associada à posição relativa dos nucleôns uns em relação aos outros em virtude da interação nuclear forte que os mantém unidos no núcleo.